Imprimir CPF: Método Fácil Para Tirar 2ª Via CPF

Nesse artigo vou te mostrar como imprimir CPF em 7 passos simples que qualquer um pode seguir mesmo que você não domine o meio digital e também revelarei os principais erros que acontecem ao tentar imprimir seu CPF pela internet e o mais importante como dribla-los de forma simples e pratica.

Aprenda agora a tirar a segunda via do CPF totalmente grátis. Lembrando que este processo é muito simples e eu te garanto que ao termino dele você conseguira imprimir o CPF quantas vezes for preciso.

OS PASSOS QUE VOCÊ APRENDERÁ:

  1. Acesse o site da Receita Federal ou E-CAC
  2. Preencha o formulário com os dados do seu RG
  3. Clique em enviar e digite os caracteres da imagem na janela que se abrirá.
  4. Clique em imprimir, ao seu lado esquerdo a cima, você pode escolher o destino, clique em alterar para selecionar sua impressora ou salvar em pdf no seu pen-drive.
  5. Clique em imprimir ou pegue o seu pen-drive e leve para imprimir em uma lan hause, papelaria ou copiadora.
  6. Recorte contornando o cartão imprimido.
  7. Plastifique ou compre um plástico para colocá-lo dentro.

Se você declarou seu imposto de renda nos últimos 2 anos você irá utilizar sistema do E-CAC para imprimir seu CPF método 1, se não fez a declaração IPRF, irá utilizar o sistema da Receita Federal correspondente método 2.

Tome cuidado para não utilizar sites não oficiais para emitir o seu CPF, garanta sua segurança utilizando apenas o site da Receita Federal e do E-CAC para imprimir online o seu CPF de acordo com sua situação.

IMPRIMIR CPF PELA RECEITA FEDERAL

PASSO #1: Acesse o site da Receita Federal para consultar o CPF

  1. Acesse o site da Receita federal através do seu navegador, Clique Aqui para acessar. Caso apresente erro ao tentar acessar a pagina para consulta de CPF, tente acessar usando outro navegador, firefox, Chrome, opera. Veja na imagem abaixo:consulta cpf receita federal

PASSO #2: Preencha informando seus dados pessoais.

Os dados que você deve usar aqui tem que estar corretos sem nenhum erro, use como base das informações o seu RG, título de eleitor, cpf que consta no protocolo gerado no Correios, Caixa econômica, Banco do brasil ou caso tenha perdido, é provável que no seu RG conste o seu CPF caso não se lembre.

Deve estar correto porque o sistema da receita federal baseia o sua pesquisa com os dados informados, logo se, tiver algum erro o sistema não encontrará o seu comprovante de cpf.

situacao_cadastral_cpf

  1. Preencha os campos com o seu cpf, nome, data de nascimento, nome da mãe.
  2. Se você é menor de 18 anos, maior de 70 anos ou estrangeiro deixe o campo número do título de eleitor em branco.
  3. Erro? Se conferiu, e de fato não está nada errado, existe duas possibilidades:
  4. Os dados digitou é diferente dos que constam na Receita Federal, tenha em mãos agora o seu RG e título de eleitor, confira os dados e tente mais uma vez.
  5. Você declarou nos últimos dois anos o imposto de renda, sendo assim você deve tirar o CPF pelo site da E-CAC.

PASSO #3: ENVIE

Clique no botão “Enviar”.
cpf_consulta_envio_1

Aparecerá essa janela pedindo para você digitar os caracteres especiais que se encontram na imagem no campo grifado em vermelho.

cpf_erros_caracteres

Caso não consiga entender o que está escrito na imagem clique em “recarregar” para aparecer outra imagem com caracteres diferentes.

consulta_cpf_erro_1

ERRO NA IMAGEM? Com algumas pessoas por alguma falha no sistema ou na sua internet a imagem não aparece.

consulta_cpf_erro_3_imagem_nao_carrega

Aqui vai um truque para que você não tenha que recarregar a tela e ter que digitar tudo novamente, clique com o botão direito do mouse em cima do erro de imagem e novamente clique em abrir em uma nova aba.

consulta_cpf_erro_4_imagem_nao_carrega

Aqui está a imagem apenas digite-a os caracteres no campo que foi lhe informado acima, caso não dê certo então provavelmente o sistema está fora do ar ou seu internet está com algum problema temporário, logo não será possível consultar e imprimir o CPF. Recomendamos que você tente novamente após alguns minutos.

imagem_consulta_cpf_codigo

Caso tenha dado tudo certo será gerado o CPF para Imprimir a segunda via do CPF como na imagem abaixo.

imprimir_cpf_segunda_via

PASSO 3: Salvando Segunda Via do CPF para Imprimir

Se você está na sua casa e não tem impressora, fica tranquila(o) pensei em você agora, caso queira imprimir agora passe para o próximo passo. Você irá precisar salvar o arquivo em PDF no seu pen-drive ou celular para imprimir numa lanhouse, papelaria ou copiadora.

Clique em “Preparar página CPF para impressão”.

preparar_pagina_para_impressao_cpf

  1. Agora clique em “imprimir cpf” na nova tela que se abriu.
  2. Na página de impressão do seu navegador (calma é por aqui mesmo que você irá conseguir salvar, usando o navegador Google Chrome no exemplo) Clique em “Alterar…”.
  3. Escolha salvar como pdf.
  4. Conecte o seu pen-drive ao seu notebook ou computador (abrirá uma janela no seu computador, minimize ela por enquanto).
  5. Voltando ao seu navegador, clique em salvar e abrirá uma janela.
  6. Clique no meu computador e identifique o disco do seu pen-drive e abra-o.

Se seu pen-drive está cheio de coisas e não quer perder muito tempo com o nerd tec da lan hause procurando seu arquivo crie uma pasta e salve o arquivo dentro dela. Ex: CPF

Abra a janela que você minimizou e abra a pasta que você criou, verifique agora se o arquivo se encontra ali, abra-o para se certificar que está funcionando (você não quer ter que voltar em casa e ir novamente no estabelecimento porque o arquivo deu erro, certo?). ERRO? Tente salvar na área de trabalho e depois copie para seu pendrive, faça o passo a passo em outro navegador (sugiro o Google Ghrome).

PASSO 4: Imprimir CPF pelo E-CAC

PASSO #1: Acesse o E-CAC para imprimir o CPF

  1. Acesse o site do E-CAC. Clique Aqui para acessar a pagina consulta de CPF E-CAC similar a da imagem abaixo deverá abrir pra você. Erro? Escolha outro navegador para acessar como o Google Chrome, Internet Explorer, Firefox, etc.

imprimir_cpf_ecac_passo_a_passo

PASSO #2: PREENCHA

Antes de você preencher com seus dados, você terá que gerar um código de acesso. Clicando aonde está escrito “saiba como gerar o código de acesso”.

e-cac_gerar_codigo

Na tela seguinte clique em “Gerar código de acesso para pessoa física”.

gerador_cpf_codigo_acesso

Preencha os campos com o seu CPF, data de nascimento e o código de caracteres e clique em avançar.

codigo_acesso_pessoa_fisica

Caso você tenha um código de acesso válido lhe mostrará a seguinte tela.

codigo-_acesso_pessoa_fisica

Na próxima tela informe o número de recibo da DIRPF dos dois últimos anos, você irá utilizar apenas os 10 primeiros dígitos do recibo os dois últimos são apenas verificadores.

  • Digite uma senha de no mínimo 8 caracteres a 15 caracteres, contendo letras maiúsculas, minúsculas e números.
  • Clique em gerar código.
  • Código gerado.

codigo-_acesso_pessoa_fisica_gerado_1

Agora com o código de acesso em mãos volte a página de login do E-CAC Clicando Aqui e preencha os campos com seu CPF, código de acesso e senha que você acabou de gerar e siga o próximo passo.

imprimir_cpf_ecac_passo_a_passo

Agora que você já preencheu clique em “avançar”.

Na tela seguinte clique em “cadastros”. Após clique em “Comprovante de Inscrição no CPF”. logo o CPF valido foi gerado.

painel_e-cac_cadastro_cpf

PASSO 5: Imprimindo CPF corretamente.

Se você não tem impressora e seguiu o passo anterior, chegou a hora de ir no estabelecimento que pode ser uma papelaria com o seu pen-drive para imprimir o cartão CPF, mas se você tem uma impressora em casa acaba de economizar alguns centavos.

  1. Certifique que em destino como mostra na imagem abaixo (utilizando o navegador Google Chrome) está selecionada a sua impressora e não outra impressora ou salvar como pdf, caso esteja, clique em alterar e selecione a sua impressora.
  2. Escolha se quer colorido ou preto e branco.
  3. Estando tudo certo manda ver, clique em imprimir, ou aperte no teclado CTRL + P.

PASSO 6: RECORTE

A está altura do campeonato é provável que você tenha uma folha em mãos e não o cartão do CPF. Vamos transformar isso em um cartão? por isso você vai precisar recortar.

  1. Com uma régua (ou na beira da mesa, tesoura) faça o recorte contornando a imagem do cartão do cpf, não corte no meio.
  2. Dobre o cartão, agora sim é só colocar na carteira e dar carteirada em todo mundo, ha… não mesmo falta o último passo.

PASSO 7: PLASTIFIQUE

Se o seu objetivo é outro que não seja ter esse documento na carteira então você precisa plastificar ou comprar um plástico na papelaria para encapar. Imagine a situação todo esse processo para imprimir o seu CPF, você o dobra e coloca na carteira passa uma semana e voá-la está todo rasgado e despedaçado e agora vai ter que imprimir outro, ah não! Você não quer isso então vamos lá

  1. Vá a uma papelaria, copiadora ou lan hause e peça para a pessoa plastificar para você.
  2. Caso você não queira plastificar você pode comprar o plástico e colocá-lo dentro.
  3. Agora sim chegou o momento tão esperado, olhe para o seu CPF ele é lindo, comemore e celebre esse momento você merece.

CONCLUSÃO

Você viu como foi facíl imprimir o seu CPF pelo site da Receita ou E-CAC, viu que não é tão difícil assim, agora você pode utiliza-lo para diversos fins. Se você pode fazer isso, você é capaz de fazer muito mais.

Então agora que você já imprimiu o CPF, curta este artigo, salve em seus favoritos ou se preferir compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas possam imprimir a segunda via do CPF sem complicações.

Forte abraço, até a próxima.

2 Responses to “Imprimir CPF: Método Fácil Para Tirar 2ª Via CPF”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *